Atendimento:
Curtimento Vegetal

O que é o curtimento vegetal?

É um processo de estabilização do couro que usa substâncias derivadas de materiais orgânicos, como cascas e folhas, conhecidas como taninos. Esses taninos são aplicados a uma mistura, onde o couro é mergulhado e permanece lá por semanas ou meses até a conclusão total do seu processamento. Os taninos mais usados são os de quebracho (Schinopsis lorentzii), mimosa (Acacia meamsii), castanheiro (Castanea sativa), mirabolano (Terminalia chebula) e tara (Caesalpinia spinosa).

Quais as características do couro que passa por curtimento vegetal?

Primeiramente, ele ganha proteção contra fungos e bactérias. Uma das funções do tanino nas plantas onde ele está presente é como mecanismo de defesa contra pragas e predadores e ele passa essa proteção para as fibras do couro curtido com eles. Ele também se torna mais biodegradável, pois foi tratado com substâncias orgânicas. Entre as características mais visíveis e práticas, ele ganha mais maciez, resistência, durabilidade e flexibilidade.

Que benefícios vêm do uso de taninos para o curtimento?

O principal benefício do curtimento vegetal feito com taninos é o menor impacto no meio ambiente. Por não empregar metais pesados em seu processo, os curtumes têm mais facilidade de eliminar resíduos, tanto os líquidos quanto os sólidos.

Cada tanino possui propriedades únicas, que resultam em peças em couro com características singulares, que podem fazer toda a diferença na produção de determinados artefatos.

E o couro com curtimento vegetal envelhece bem, o que garante ainda mais durabilidade para os seus produtos.

Fornecedor Oficial / Créditos: Sculp Leather

Receba novidades